Prá completar meu curso Advanced Diver, resolvi fazer o Underwater Photography Adventure. Muito legal, primeira vez que tiro fotos mergulhando. Todas as outras fotos que tenho publicadas aqui são de snorkeling e não de mergulho. É bem diferente e com certeza muito mais difícil.
Tirar fotos embaixo d’água é muito mais complicado. Exige habilidades que não são necessárias na superfície, como total controle da flutuabilidade. Você precisa usar as mãos para tirar fotos, o que não é nenhum problema na superfície, afinal de contas não se usa os braços para andar, mas sim para nadar! Tendo total controle da flutuabilidade, não é preciso usar os braços e é possível ficar parado e estável, sem ter que tocar em nada e prejudicar o meio ambiente ou tocar um Stonefish por exemplo, extremamente venenoso e letal.
Além disso, a maneira como se trata luz e flash são completamente diferentes lá em baixo. Como a luz perde intensidade com a profundidade, gradativamente vão se perdendo as cores também. Por isso as fotos debaixo d’água são em geral azuladas. A primeira cor a sofrer com a falta de luz é o vermelho. O azul chega mais fundo. O flash reflete todos os trilhões de microorganismos suspensos na água. É como levantar poeira e tentar tirar foto.
Mesmo assim, acho que fui bem, considerando que essa foi minha primeira vez! Curti e quero mais!